A responsabilidade civil das empresas de segurança privada

Aquele que descumpre sua parte na relação obrigacional, em princípio, será compelido a indenizar o outro pelos prejuízos sofridos em virtude do inadimplemento, como se extrai dos arts. 186, 187 e 927 do Código Civil.

Essa espécie de responsabilidade, decorrente da conduta comissiva ou omissiva de um dos contratantes, baseia-se, usualmente, na culpa; cuida-se, portanto, de responsabilidade subjetiva. Em uma relação contratual, presume-se a culpa daquele que descumpre, de forma que cabe ao devedor comprovar a ocorrência de caso fortuito ou de força maior. Ausente a culpa, inexistirá obrigação de indenizar, exceto houver dispositivo contratual que obrigue o contratante inadimplente a indenizar danos decorrentes de caso fortuito e força maior.

A culpa delineia-se quando uma das partes do negócio jurídico age (ou deixa de agir) sem observar certos deveres de cuidado; ou seja, age de forma imprudente ou negligente.

Quanto às empresas de segurança privada, a obrigação por elas assumida perante o consumidor qualifica-se não como obrigação de resultado, mas como obrigação de meio.

Nas obrigações de meio, é necessário identificar se o prestador de serviços empregou diligência adequada no adimplemento da obrigação, independentemente da consequência de conduta comissiva ou omissiva.

Nas obrigações de resultado, por outro lado, é imprescindível avaliar se o resultado almejado foi obtido, porque somente dessa forma o dever contratual estará adimplido.

Diante dessa distinção, tem-se que uma empresa prestadora de serviços de segurança privada (como vigilância e monitoramento) não tem condições de se responsabilizar pelo resultado almejado pelo consumidor, porque eventuais danos patrimoniais são provocados por terceiros, para os quais os sistema de segurança (como vigilantes, câmeras e alarmes) não necessariamente constituem obstáculos à consecução de um furto ou de um roubo, por exemplo.

Nesse sentido, colhe lição da obra de Venosa:

Veja-se, por exemplo, a hipótese de um contrato de segurança, feito hoje por várias empresas especializadas, para proteger o patrimônio e a incolumidade pessoal. A avença não assegura que o patrimônio e as pessoas sejam sempre preservados, mas o devedor compromete-se (a empresa de segurança) a usar todos os meios necessários para que isso ocorra.

Outros exemplos de obrigações de meio são aquelas assumidas pelo médico e pelo advogado, que assumem o dever de bem prestar seus serviços, e que, se cumprirem a obrigação em questão, não podem ser responsabilizados por eventuais resultados adversos.

Assim, para que se configure a responsabilidade civil da empresa de segurança privada, é necessário que se demonstre que não houve o cumprimento da obrigação de meio, independentemente do resultado.

Exemplo disso é a orientação que os Tribunais de Justiça pátrios têm firmado quanto ao serviço de rastreamento veicular:

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO VEICULAR. ROUBO DE CAMINHÃO E DE SUA CARGA. OBRIGAÇÃO DE MEIO. FALHA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NÃO COMPROVADA. AUSENTE DEVER DE INDENIZAR. SENTENÇA MANTIDA. Serviço de monitoramento e rastreamento veicular. Obrigação de meio. Os serviços de monitoramento são preventivos e visam inibir a atuação de meliantes, não podendo a contratada garantir o resultado de não-ocorrência de furtos, roubos ou danos ao patrimônio de seus clientes. Responsabilidade somente quando demonstrada a falha na prestação de serviços. Caso. Conjunto probatório dos autos que não evidencia que a demandada tenha descumprido qualquer de suas obrigações contratuais, o que leva ao desprovimento do apelo e manutenção da sentença. NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. UNÂNIME. (TJRS, Ap. Cív. n.º 70078936085, Décima Sétima Câmara Cível, rel. Des. Giovanni Conti, j. em 13/12/2018)

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS INDENIZAÇÃO CONTRATO DE MONITORAMENTO E RASTREAMENTO VEICULAR ALEGAÇÃO DE FALHA DO SERVIÇO – PROCEDÊNCIA NÃO RECONHECIMENTO – CONTRATO CELEBRADO QUE ERA DE MEIO E NÃO DE RESULTADO INEXISTÊNCIA DE ABUSIVIDADE NA CLÁUSULA DE LIMITAÇÃO DOS SERVIÇOS INDENIZAÇÃO INDEVIDA – SENTENÇA REFORMADA Apelação provida. (TJSP, Ap. Cív. n. 0205858-98.2009.8.26.0006, rel. Des. Jayme Queiroz Lopes, 36ª Câmara de Direito Privado, j. em 28/08/2014).

Adotar compreensão diversa – no sentido de que a obrigação assumida pelas empresas de segurança privada é de resultado, e não de meio – equivaleria a verdadeiramente equiparar aquelas empresas a seguradoras, dada a responsabilidade de indenizar os danos materiais que sempre lhes seria imposta.

Essa, todavia, não tem sido a compreensão dos Tribunais, que corretamente têm adotado orientação no sentido de que a obrigação assumida pelas empresas de segurança privada é de meio.

 

O devido processo legal e a obediência às normas estabelecidas são premissas inegociáveis perante qualquer poder constituído.

Aluisio Coutinho Guedes Pinto

empresa de segurança

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba nossos informativos e artigos jurídicos

Posts Recentes