Lavagem de dinheiro: O que é e quais as penas?

Por: Aluisio Guedes Pinto

A lavagem de dinheiro é um crime tipificado no art. 1º da Lei n°. 9.613/98, posteriormente alterada pela Lei n. 12.683/12. Em termos simples, o crime em questão consiste na conduta de “lavar” – isto é, tornar limpo – o dinheiro oriundo de um delito antecedente.

Em termos mais técnicos, a Lei n. 9.613/98 define como lavagem de dinheiro a conduta de “ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal” (art. 1º). A tipificação da conduta, no entanto, não encerra aí. O diploma legal em questão é bastante amplo, de forma que prevê outras condutas que configuram a lavagem de dinheiro. Assim, também comete lavagem de dinheiro “quem, para ocultar ou dissimular a utilização de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal: I – os converte em ativos lícitos; II – os adquire, recebe, troca, negocia, dá ou recebe em garantia, guarda, tem em depósito, movimenta ou transfere; III – importa ou exporta bens com valores não correspondentes aos verdadeiros” (§ 1º); comete o crime, da mesma forma, “quem: I – utiliza, na atividade econômica ou financeira, bens, direitos ou valores provenientes de infração penal; II – participa de grupo, associação ou escritório tendo conhecimento de que sua atividade principal ou secundária é dirigida à prática de crimes previstos nesta Lei” (§ 2º).

A amplitude da tipificação acima mencionada faz com que a lavagem de dinheiro se torne um dos crimes mais importantes em matéria de crimes econômicos – os chamados crimes de colarinho branco.

Com efeito, como os crimes desse gênero geralmente são sucedidos de artifícios patrimoniais com os quais o agente busca garantir o usufruto do lucro auferido com a prática anterior, usualmente a acusação – o Ministério Público – imputa ao acusado não somente o crime anterior (como corrupção ativa ou passiva, gestão temerária, tráfico de drogas e outros delitos), como também a lavagem de dinheiro, cuja pena é de reclusão, de três a dez anos, e multa. Essa sanção pode ser severamente majorada se o crime for cometido reiteradamente ou por meio de organização criminosa (§ 4º).

Um fator muito relevante para a análise da lavagem de dinheiro é o delito antecedente. A lavagem pressupõe, sempre, a prática de um delito anterior, até porque é em relação ao lucro oriundo desse ilícito que ocorrerá a lavagem de dinheiro.

Inicialmente, a lavagem foi internacionalmente criminalizada apenas quando se tratava de capitais oriundos do tráfico de drogas e do terrorismo (e de seu financiamento). As legislações que seguiram essa tendência são classificadas como de primeira geração.

Mais tarde, porém, seguiu-se uma tendência de expansão do rol de possíveis crimes antecedentes. Assim, as legislações expandiram-se e passaram a prever que outros crimes poderiam anteceder a lavagem de dinheiro (além do tráfico de drogas e do terrorismo). Dessa forma, incluíram-se no rol de crimes antecedentes delitos como contrabando, tráfico de armas, extorsão, além de crimes contra a Administração Pública e o sistema financeiro de modo geral. As leis que apresentaram esse rol de crimes antecedentes expandidos foram classificadas como de segunda geração.

Quando o Brasil tipificou o crime de lavagem de dinheiro pela primeira vez, em 1998, a redação original da Lei n. 9.613 consignava um rol taxativo de crimes antecedentes, de forma que a lavagem de dinheiro somente poderia ocorrer quando se tratasse de recursos oriundos daqueles delitos legalmente elencados. Essa era, portanto, uma lei de segunda geração.

Em 2012, todavia, foi promulgada a Lei n. 12.683, que extinguiu o rol de crimes antecedentes. Isso significa que a lavagem de dinheiro pode ser antecedida por qualquer delito, desde que haja a geração de recursos (os quais são ilícitos, obviamente). As leis que têm essa característica – ou seja, que não têm um rol de crimes antecedentes – são classificadas como leis de terceira geração, como é o caso da norma brasileira.

A repressão à lavagem de dinheiro tem crescido substancialmente nos últimos anos, e há diversos fatos indicativos desse fenômeno. Um deles é a criação, pelo Ministério da Justiça (hoje denominado Ministério da Justiça e Segurança Pública), da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – a ENCCLA.

Criada em 2003 sob a coordenação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), que integra a estrutura do Ministério da Justiça, a ENCCLA articula mais de 70 órgãos e entidades dos três poderes e das três esferas da federação, com o objetivo de formular políticas públicas de prevenção e repressão à corrupção e à lavagem de dinheiro. Desde sua criação, a ENCCLA promove reuniões anuais, nas quais planeja ações a serem desenvolvidas no ano seguinte e discute o resultado das ações delineadas no ano anterior. Ao longo de sua trajetória, a ENCCLA já traçou 275 ações, articuladas em cinco linhas de atuação: estruturação dos órgãos, propostas normativas, capacitação, produção de conhecimento e criação de sistemas ou compartilhamento de dados.

Ao término da reunião realizada ao fim do ano de 2018, como faz anualmente, a ENCCLA delineou ações a serem desenvolvidas em 2019, com o objetivo de promover a prevenção e a repressão da lavagem de dinheiro e da corrupção. As 14 ações traçadas dizem respeito a temas tais como transparência pública, dados abertos e participação social; controle e restrição da circulação de dinheiro em espécie; utilização de ativos virtuais (a exemplo de moedas virtuais como o bitcoin) para fins de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, de modo a identificar boas práticas relacionadas à investigação do delito em diversas esferas e a propor adequação normativa em matéria investigativa e de persecução penal; e diagnóstico sobre a lavagem de dinheiro decorrente de crimes tributários.

Nesse cenário, registra-se que o domínio das múltiplas nuances da criminalização da lavagem de dinheiro é fundamental para a compreensão desse fenômeno criminal, até porque a evolução das estratégias de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro tem sido, pelo menos desde a década de 1990, um termômetro da política criminal adotada nacional e globalmente.

A propósito, a criminalização da lavagem de dinheiro, embora ainda invista em penas privativas de liberdade, é ilustrativa quanto às novas estratégias de enfrentamento da criminalidade, especialmente a criminalidade econômica organizada. Com efeito, busca-se o asfixiamento financeiro dessas atividades ilícitas e das organizações que as promovem.

Isso representa significativas mudanças no Direito Penal e no Processo Penal, o que impõe desafios aos operadores jurídicos, que devem sempre estar a par dessas evoluções e oscilações da política criminal.

Nesse contexto, é papel do advogado assegurar que, independentemente das diretrizes de política criminal a serem seguidas pelas autoridades, os direitos constitucionalmente assegurados sejam respeitados, até porque constituem os pilares da Democracia.

Com efeito, ao atuar em favor de seu cliente, o advogado empreende a defesa não apenas de um réu, mas de todo o sistema democrático, cujas garantias devem ser salvaguardadas a qualquer custo, sob pena de serem derruídas as bases sobre as quais se assenta o Estado Democrático de Direito que é o Brasil.

 

“O devido processo legal e a obediência às normas estabelecidas são premissas inegociáveis perante qualquer poder constituído.”

Aluisio Coutinho Guedes Pinto

 

lavagem de dinheiro

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba nossos informativos e artigos jurídicos

Posts Recentes